Visita técnica a Usina Cocal em Narandiba.

Por: Alessandra Cipullo | Postado em: 25/09/2024

No dia 30 de agosto, alunos dos últimos módulos do curso superior de tecnologia em Produção Agropecuária tiveram a chance de vivenciar na prática a produção de Etanol, Açúcar e Biometano, todos derivados da cana-de-açúcar.

Os estudantes tiveram a oportunidade de acompanhar o deslocamento da matéria-prima (cana-de-açúcar) do campo até a indústria, sempre com foco na sustentabilidade e na organização.

Ao longo da visita, todo o processo de produção de açúcar bruto, etanol e biometano foi detalhado. O gás não utilizado pela usina é vendido para algumas indústrias, enquanto o excesso é queimado para posteriormente ser descartado no meio ambiente.

Com base no conhecimento teórico e na orientação obtida na unidade, é possível observar como ser sustentável e como aprimorar a sustentabilidade.

De acordo com o Prof. Dr. Sérgio Pereira de Souza, responsável pela disciplina de Gestão Ambiental e Recursos Hídricos, a visita técnica faz parte das atividades planejadas pela coordenação do curso, com objetivo de proporcionar aos alunos a oportunidade de observar o funcionamento dos equipamentos e a dinâmica dos processos de produção de açúcar e álcool.