Fatec Prudente adere a Campanha Setembro Verde

Por: Alessandra Cipullo | Postado em: 23/09/2021

O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência é celebrado no Brasil em 21 de setembro desde 1982. O dia foi escolhido por sua proximidade com a primavera e por também ser o Dia da Árvore, de forma a assinalar que uma sociedade acessível e inclusiva tem que ser sustentável em todos os aspectos e a cor verde foi escolhida para representar o conceito de florescimento e frutificação dos direitos.

A pessoa com deficiência por muito tempo esteve longe dos espaços de fala e decisão. Seja por preconceito, discriminação e estigma. Em 13 de dezembro de 2006 a Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência trouxe à tona a importância do assunto e estimulou as nações a estabelecerem leis e se comprometerem com a causa da pessoa com deficiência.

Em 2015, o Congresso Nacional aprovou a Lei nº 13.146, que institui a Lei Brasileira de Inclusão – LBI (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Mas, ainda temos muito que caminhar e aprender sobre o real sentido da INCLUSÃO.

A inclusão em seu modo mais amplo precisa ser praticada diariamente em todos os espaços e a Fatec de Presidente Prudente apoia essa causa.

Dizer sim a inclusão da pessoa com deficiência é dizer sim ao direito de ser cidadão!