Curso permite concluir Ensinos Médio, Técnico e Superior em cinco anos

Por: Alessandra Cipullo | Postado em: 31/03/2023

O Curso de Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS), oferecida pelo Centro Paula Souza, permite que o estudante conclua, em até cinco anos, os Ensinos Médio-Técnico e o  Superior. As Etecs e a Fatec de Presidente Prudente aderiram esse novo modelo de ensino, e neste ano de 2023, a Unidade iniciou duas turmas na fase do Ensino Superior, sendo elas: Análise e Desenvolvimento de Sistemas – AMS e Processos Gerenciais- AMS.

Esse modelo de Ensino é baseado verticalização curricular de aprendizagem , isto é,  o itinerário formativo é contínuo, onde o aluno inicia o desenvolvimento das competências e habilidades, no primeiro ano do Ensino Médio e finaliza  no 5° ano do Ensino Superior, aperfeiçoando seus conhecimentos técnicos e socioemocionais.

De acordo coordenadora do Curso de Processos Gerenciais (modalidade AMS) da Fatec Prudente, Profa. Ma. Jacqueline Santos, “Nos três primeiros anos, os alunos cursam Ensino Médio técnico e desenvolvem 200 horas de atividades de contextualização profissional por meio de uma empresa parceira. Após a aprovação no Ensino Médio Técnico da área correlata juntamente com a conclusão das 200 horas de atividades de contextualização profissional, os estudantes ingressam diretamente para o Ensino Superior, que será concluído em dois anos, sem a necessidade de prestar o vestibular”, destaca.

Para a coordenadora do Curso de Desenvolvimento de Sistemas (modalidade AMS) da Fatec de Prudente, Profa. Dra. Elaine Parra Affonso, um outro diferencial da AMS é o apoio ao desenvolvimento de competências profissionais por meio de parcerias com o setor produtivo. “As empresas participam ativamente do desenvolvimento dos cursos, abrindo as portas para atividades práticas para os nossos alunos”, conclui.

De acordo com a Diretora da Fatec Prudente, Profa. Dra. Renilda T. Monteiro, o trabalho conjunto das Etecs e Fatecs, garante elevação no nível de formação e comprometimento dos estudantes para a conclusão do curso. “A unidade teve um excelente índice de aproveitamento nas turmas, mais de 80% dos alunos do Ensino Técnico, ingressaram sem vestibular na Fatec.

Atualmente a AMS está presente em 25 unidades de Etecs e 24 Fatecs do Estado e conta com mais de 2,7mil estudantes distribuídos pelos cursos de Ensino Médio com Habilitação Técnica Profissional em Administração, Desenvolvimento de Sistemas, Logística e Química. O ingresso na modalidade é por meio do Vestibulinho das Etecs do primeiro semestre de cada ano.

O processo seletivo para o início dos estudos em 2023 ofereceu 1.306 vagas da modalidade.

Mais informações pelos telefones (18) 3916-3779 (Etec Prof. Adolpho Arruda Mello) e/ou (18) 3916-7887 (Fatec de Presidente Prudent