Aulas diferenciadas de Matemática Discreta e Estatística no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Por: Alessandra Cipullo | Postado em: 20/05/2021

Este semestre, os alunos de ADS, que cursam as disciplinas de Matemática Discreta, ministrada pelo Prof. Dr. Daniel dos Santos Viais Neto e, Estatística Aplicada, ministrada pela Profa. Me. Renata Nagima Imada, tiveram aulas diferenciadas através da aplicação dos conceitos aprendidos nessas disciplinas nos minicursos realizados pelo professor Marcos Reis Ferreira, que utilizou da linguagem Phyton para as aplicações. Marcos Reis Ferreira, é egresso do curso de ADS e hoje se dedica a ampliar seus conhecimentos na área de Ciência de Dados.

“Uma breve introdução à ciência de dados: analisando dados sobre a Covid-19” foi o tema do minicurso realizado nos dias 28 e 30/04 na disciplina de Estatística. Já na disciplina de Matemática Discreta, o minicurso com o tema “Utilizando os conceitos da teoria de conjuntos na resolução de problemas utilizando a linguagem de programação Python”, foi realizado no dia 05 de maio.

De acordo com a coordenadora do curso de ADS, Profa. Dra. Elaine Parra Affonso,” é relevante destacar a interdisciplinaridade presente no minicurso, visto que, além da aplicação do aprendizado das disciplinas de Matemática Discreta e Estatística Aplicada, os alunos utilizaram técnicas de programação aprendidas na disciplina de Algoritmos e Lógica de Programação, ministrada pela Profa. Dra Giovana Angélica Roz Miola”, comenta.