Alunos do sexto módulo do Curso de Produção Agropecuária realizam visita técnica na Bacia Hidrográfica de Montalvão

Por: Alessandra Cipullo | Postado em: 26/10/2021

A turma do 6° módulo do curso de Produção Agropecuária da Fatec Prudente, participou no último dia 17 de setembro, de uma visita técnica à Bacia Hidrográfica de Montalvão. A aula prática foi coordenada pelo professor Dr. Sérgio Pereira de Souza, que ministra a disciplina de Gestão Ambiental e recursos Hídricos.

De acordo com o docente, o objetivo da visita técnica foi analisar a gestão integrada da Bacia Hidrográfica de Montalvão, por meio do estudo dos vários aspectos que interferem no uso dos recursos hídricos e na sua proteção ambiental. Permitiu aos alunos observarem e relacionarem os aspectos ambientais e os impactos ambientais negativos dessa bacia hidrográfica, além de fazer um estudo do uso do solo agrícola para a tomada de decisões ambientalmente corretas do ponto de vista da produção agropecuária e do uso dos recursos hídricos. Em diversos momentos foram abordados “in loco” os conteúdos já repassados em sala de aula, com o intuito de que os alunos pudessem observá-los na prática.

Uma gestão sustentável dos recursos hídricos necessita de um conjunto mínimo de instrumentos principais, como: uma base de dados e informações socialmente acessível a respeito dos seus aspectos ambientais, a definição clara dos direitos de uso, o controle dos impactos ambientais negativos sobre os sistemas hídricos e o processo de tomada de decisão por meio da participação de todos os envolvidos na gestão das bacias hidrográficas.

Na ocasião, o aluno João Vitor Depieri Piedade, elaborou os mapas da bacia hidrográfica e localizou os pontos de observação dos aspectos ambientais e dos impactos ambientais negativos na bacia hidrográfica.

Foram utilizadas ferramentas computacionais (Google Earth, ArcGIS) que permitiram o acesso rápido aos dados da bacia hidrográfica, para a confecção de mapas digitais, possibilitando a avaliação de cenários atuais e futuros a fim de implantar práticas agrícolas ambientalmente corretas.