Alunos de Produção Agropecuária realizam aula prática sobre Manejo e Conservação do Solo

Por: Alessandra Cipullo | Postado em: 26/08/2023

Na última segunda-feira (26), os alunos do Curso Superior de Tecnologia em Produção Agropecuária da Fatec Prudente, na disciplina de Biodinâmica, Manejo e Conservação do Solo, realizaram uma aula prática nas dependências da Escola Técnica Estadual Prof. Dr. Antonio Eufrásio de Toledo.

O objetivo da aula prática foi fazer com que os alunos pudessem visualizar os tipos de solo, sua composição como areia, limo e argila, como também a estrutura e o perfil do solo, que são determinados por camadas da formação do solo.

De acordo com o docente, responsável pela disciplina, Prof. Sidnei Favarin, após os alunos escolherem a área, construíram uma trincheira, conseguindo observar várias camadas distintas na construção do perfil do solo, com camadas de areia em sua maior composição e mais profundamente camadas com muita argila, observadas através do tato, além da observação do desenvolvimento do sistema radicular das plantas que estavam na área. Através do teste de alfinetar o solo foi possível observar que não havia compactação de solo.