Aluno de Produção Agropecuária desenvolve projeto sobre alimentação alternativa para ruminantes
Objetivo de avaliar a produção de biomassa e de nutriente como fonte de suplementação volumosa para ruminantes
Com o objetivo de avaliar a produção de biomassa e de nutriente como fonte de suplementação volumosa para ruminantes, o aluno do curso de Produção Agropecuária da Fatec Prudente, Haroldo Wilson da Silva, está desenvolvendo um projeto dentro da disciplina de Biodinâmica, Manejo e Conservação de Solo, ministrada pelo docente Prof. Especialista Sidnei Favarin.
O projeto consiste em avaliar a produção de biomassa e de nutriente de Gliricídia, que é uma leguminosa arbórea perene de elevada produtividade e possui folhas comestíveis, nativa do México e América Central. A multiplicação da Gliricídia, pode ser feita através de sementes ou por estacas. Entretanto, nesta pesquisa optou-se pela produção de mudas através de sementes. Entre as leguminosas arbóreas forrageiras, esta espécie possui as características bromatológicas ideais e por isso é indicada como um suplemento forrageiro de proteína de alta qualidade nutricional para a alimentação de ruminantes, pelo fato de apresentar 24% de proteína bruta.
De acordo com discente, a princípio foram produzidas as mudas, logo após foi realizado o plantio a campo, e por fim, foi criado um banco de proteína. Passado a fase de desenvolvimento da pesquisa, pretende-se realizar a avaliação químico-bromatológico (in natura e silagem), e o mesmo reitera que: “Realizaremos diferentes processos de silagem e avaliação de tempos fermentativos diferentes”.