A aventura da aluna Camila Marques de Paula pela Inglaterra, graças ao Intercâmbio do CPS

Por: Alessandra Cipullo | Postado em: 24/09/2024

Desde a adolescência, nossa aluna Camila Marques de Paula, agora Analista e Desenvolvedora de Sistemas aos 20 anos, sonhava em se aventurar em terras inglesas. A paixão pelo idioma inglês sempre a acompanhou durante seus estudos e também como hobby em seu tempo livre.

Em reconhecimento à sua dedicação acadêmica, Camila foi presenteada com uma bolsa de intercâmbio de um mês em Bristol, na Inglaterra, após se destacar em primeiro lugar em desempenho acadêmico em nossa instituição. Em 10 de fevereiro de 2024, Camila embarcou para realizar esse sonho.

Essa oportunidade foi possível graças ao Centro Paula Souza, que desenvolve programas de intercâmbio para incentivar os estudantes a se dedicarem aos estudos e valorizarem a educação como um privilégio.
Durante um mês, Camila viveu em Bristol, morando com uma família local e frequentando, nos dias úteis, uma prestigiada escola de idioma para aprimorar seu inglês. Além das aulas, ela também visitou pontos turísticos e fez uma viagem especial a Londres, a capital do país.

Refletindo sobre sua experiência, Camila afirmou:
“Essa experiência contribui imensamente para o conhecimento e crescimento de uma pessoa. Eu pude ver com meus próprios olhos as possibilidades que a língua inglesa pode criar e o quanto é importante para conectar pessoas, independentemente de suas culturas. O inglês quebra barreiras que poderiam existir entre os mundos de cada um.”
Ela concluiu:
“Palavras não são suficientes para descrever o quanto aprendi com essa experiência. Mas, apesar de todo o conhecimento adquirido sobre o que é externo a mim, o mais importante foi justamente o contrário: minha autodescoberta. Estar distante do familiar e exposta ao desconhecido é a oportunidade perfeita para desenvolver o autoconhecimento de uma pessoa. Aprendi que todo sonhador já tem o que busca; é apenas uma questão de tempo até viver essa realidade. Então, persista até que sua hora chegue.”

Camila compartilhou essa experiência não só com sua família e amigos, mas também, com o apoio da professora Luciane Cachefo, dividiu-a com as turmas do primeiro e segundo módulo do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do período noturno, na disciplina de Inglês, incentivando os alunos a perseguirem seus sonhos.

Estamos orgulhosos da representação que Camila fez da nossa instituição, parabenizamos e agradecemos por ela ter levado o que aprendeu adiante, inspirando outros com sua história.
O Intercâmbio Cultural de 2024 está com as inscrições abertas. Não perca essa oportunidade! Para mais informações, procure a professora Gelise, responsável por orientar sobre assuntos de intercâmbio em nossa faculdade.