INCLUSÃO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NO UNIVERSO DOS PEQUENOS NEGÓCIOS: REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Juliana Casarotti Ferreira dos Santos Fatec-Prudente
  • Leandra da Silva Santos
  • Carolina Martins Fernandes

Palavras-chave:

Inteligência Emocional, Gestão Empresarial, Empreendedorismo

Resumo

Considerada um paradigma do mundo do trabalho do século XXI, as emoções vêm ganhando espaço e hoje têm um impacto direto no desempenho dos profissionais. As competências socioemocionais têm apresentado uma nova perspectiva às organizações, colaborando na promoção e formação de atitudes como a resiliência, a empatia, a capacidade de avaliar as consequências e o comprometimento. Este recurso quando bem aplicado oferece uma otimização dos serviços e a possibilidade do desenvolvimento de atitudes de liderança fundamentais para o crescimento dos profissionais. Contudo, ainda é um recurso novo e pouco explorado por pequenas e médias organizações. Para prover a fundamentação sobre o conceito e discussão do tema "Competências socioemocionais", foi realizada uma pesquisa bibliográfica. Após o reconhecimento da bibliografia levantada, partiu-se para a organização de uma revisão sistemática. O objetivo foi responder a uma pergunta específica e utilizando uma metodologia sistêmica, com a meta de identificar, selecionar e avaliar criticamente as informações por meio dos dados coletados e analisados. Este artigo tem o objetivo de mostrar, por meio de uma revisão bibliográfica sistemática, que o trabalho com as competências socioemocionais é vantajoso, viável e aplicável no ambiente corporativo, também para pequenas e médias empresas, e tem apresentado resultados positivos.

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Publicado

12-06-2020

Como Citar

SANTOS, Juliana Casarotti Ferreira dos; DA SILVA SANTOS, Leandra; MARTINS FERNANDES, Carolina. INCLUSÃO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NO UNIVERSO DOS PEQUENOS NEGÓCIOS: REVISÃO SISTEMÁTICA. Revista Alomorfia, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 12–20, 2020. Disponível em: https://fatecpp.edu.br/alomorfia/index.php/alomorfia/article/view/81. Acesso em: 19 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos