MARKETING DE RELACIONAMENTO EM SUPERMERCADOS VAREJISTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO

Autores

  • Jeong Cir Deborah Zaduski Universidade Estadual Paulista
  • Kémelli Caroline Pirão Ricci

Palavras-chave:

Marketing, Relacionamento, Vendas, Comércio

Resumo

Na atualidade muito se tem falado em crescimento da concorrência de modo geral, e um cenário altamente dinâmico e complexo para as empresas de diversos setores. Para as empresas do varejo, como é o caso dos supermercados, essa concorrência tem aumentado constantemente, exigindo ações e ferramentas capazes de atender as exigências do mercado e do consumidor. É nesse momento em que o marketing e o relacionamento ganham destaque nesse ambiente, visto que podem atuar como estratégias para melhorar os resultados. Dessa forma, este estudo foi desenvolvido com a intenção de conhecer e explorar as estratégias de marketing de relacionamento para supermercados varejistas do estado de São Paulo. Deste modo, por meio de uma pesquisa qualitativa com coleta de dados em documentos, artigos e capítulos de teses e dissertações buscou-se identificar quais as estratégias de marketing de relacionamento podem ser utilizadas pelos supermercados de varejo e verificar quais são as ações mais competitivas para supermercados do varejo. Neste contexto, o trabalho teve como base uma pesquisa qualitativa, tendo como principal instrumento de coleta de dados a pesquisa bibliográfica. Constatou-se que, o marketing de relacionamento é fundamental para o setor supermercadista no Brasil, principalmente para o estado de São Paulo que é o estado que compreende a maior participação em faturamento brasileiro no setor varejista.

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Publicado

22-12-2019

Como Citar

ZADUSKI, Jeong Cir Deborah; CAROLINE PIRÃO RICCI, Kémelli. MARKETING DE RELACIONAMENTO EM SUPERMERCADOS VAREJISTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO. Revista Alomorfia, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 69–80, 2019. Disponível em: https://fatecpp.edu.br/alomorfia/index.php/alomorfia/article/view/77. Acesso em: 19 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos