UMA ANÁLISE SISTEMÁTICA SOBRE A APLICAÇÃO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
Palavras-chave:
Tecnologia Digital da Informação e Comunicação, Informática na Educação, Metodologias ativasResumo
Promover a autonomia dos estudantes, principalmente quando o modelo de ensino tradicional ainda é predominante em salas de aula, é um desafio com o qual educadores se deparam ao entenderem que as demandas atuais da sociedade exigem que o ser humano precisa estar apto a aprender a aprender. Nesse sentido, as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) podem ser aliadas e atuarem como facilitadoras ao sistematizar atividades que possam alcançar esse protagonismo, como o que propõem as abordagens ativas de aprendizagem. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo apresentar uma análise sistemática sobre os esforços empreendidos para a aplicação de abordagens ativas, que defendem o estudante como o principal ator na construção de seu conhecimento, dando ênfase à metodologia de aprendizagem baseada em problemas (PBL) integrada aos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs). Utilizando um processo com atividade bem definidas para a condução do levantamento sistemático da literatura foram analisados 15 trabalhos publicados nos últimos 5 anos a esse respeito. As análises realizadas puderam detectar que a PBL associada aos AVAs é utilizada em sua maioria no ensino superior, principalmente com o auxílio da ferramenta Moodle. Os estudos também apresentam dados que relatam a efetividade da aplicação da PBL aliada aos recursos de TIDC, o que beneficia tanto estudantes quanto educadores na realização das atividades propostas pela PBL.
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