CULTURA GEEK E ASCENSÃO DOS EVENTOS GEEK: UMA ANÁLISE NO CONTEXTO DA GESTÃO DE EVENTOS

Autores

  • Silmara Ribeiro Moscatelli Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente
  • Cleyson Thainã Silva Luiz
  • Ana Clara Ismael de Vasconcelos

Palavras-chave:

Cultura Geek, Megaeventos, Gestão., Representatividade, Impacto Econômico.

Resumo

O presente estudo explora a evolução e o impacto da cultura geek no cenário global, desde suas origens modestas até sua influência dominante na sociedade contemporânea. A análise destaca a transformação dos eventos geek de pequenos encontros de entusiastas para megaeventos internacionais, abordando os desafios logísticos, as inovações na gestão e os impactos econômicos e sociais associados a essas convenções. A pesquisa também enfatiza a crescente inclusão e representatividade dentro deste universo, ilustrando a adaptabilidade e resiliência da cultura geek diante das mudanças socioculturais. Por meio desta revisão, buscou-se compreender não apenas a trajetória ascendente da cultura geek, mas também as implicações futuras para os organizadores de eventos, os fãs e a indústria em geral.

Referências

CAMARGO, H; VELASQUEZ, G. G. Potencialidade e representatividade dos eventos da cultura nerd no município de Campo Grande–MS. Ateliê do Turismo, v. 5, n. 2, p. 35-55, 2021.

DO NASCIMENTO, B. S. C. A Perifacon e a Cultura Periférica e Nerd: identidade, consumo e trabalho. 2022. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

IZIDORO, F. A. Hábitos de consumo: um olhar sobre o público geek. 2020.

LIMA, R. G. et al. NEGÓCIOS CRIATIVOS: Estratégias para eventos Nerd e Geek. RACE-Revista de Administração do Cesmac, v. 5, p. 56-69, 2019.

MATOS, P. O nerd virou cool: identidade, consumo midiático e capital simbólico em uma cultura juvenil em ascensão. In: XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste–Intercom. 2011.

MATOS, P. De vergonha a orgulho: Consumo, capital simbólico e a ressignificação midiática da cultura nerd. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Fortaleza, CE. 2012.

MATOS, P. Consumo, curadoria e a construção de mapas de importância na cultura nerd. POSCOM–SEMINÁRIO DOS ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL DA PUC-RIO, v. 10, 2013.

RIOS, R; FERNANDES, L. F. Enciclonérdia: Almanaque de cultura nerd. Panda Books, 2012.

SILVA, A. S. da. Aspecto da relação entre consumo e identidade na cultura nerd. 2020

VALENTIM, A. P. S. DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA NERD: memória e discurso pró-vacina no canal Nerdologia no YouTube. 2021.

WESCHENFELDER, G. V.; LOPES FILHO, A. R. I. VAMOS FALAR SOBRE O QUE É SER NERD HOJE?. Revista Prâksis, v. 1, p. 213-229, 2023.

Downloads

Publicado

20-12-2024

Como Citar

MOSCATELLI, Silmara Ribeiro; THAINÃ SILVA LUIZ, Cleyson; ISMAEL DE VASCONCELOS, Ana Clara. CULTURA GEEK E ASCENSÃO DOS EVENTOS GEEK: UMA ANÁLISE NO CONTEXTO DA GESTÃO DE EVENTOS. Revista Alomorfia, [S. l.], v. 8, n. 5, p. 188–202, 2024. Disponível em: https://fatecpp.edu.br/alomorfia/index.php/alomorfia/article/view/347. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos