ANÁLISE DE VARIEDADES DE CANA-DE-AÇÚCAR: UM ESTUDO SOBRE A COMPETITIVIDADE

Autores

  • Flávio Alberto Oliva Fatec Presidente Prudente
  • Sirley Jacometti Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente

Palavras-chave:

TCH (Tonelada de cana por Hectare), ATR (Açúcar Total Recuperado e TAH (Tonelada de Açúcar por Hectare).

Resumo

Este artigo investigou e comparou os resultados das colheitas de cana-de-açúcar nos anos de 2022 e 2023, primeiro e segundo cortes visando compreender as variações nas métricas de produtividade e qualidade do açúcar entre as variedades escolhidas para o experimento. Os dados revelaram tendências temporais e insights valiosos para o aprimoramento das práticas agrícolas. Observou- se as métricas de toneladas de cana por hectare (TCH), a qualidade do açúcar, medida pelos açúcares totais recuperáveis (ATR) e a eficiência na produção de açúcar, representada pelas toneladas de açúcar por hectare (TAH). As variações nas métricas entre as variedades sugerem que cada cultivar reage de maneira única às mudanças sazonais e às práticas de manejo. A análise comparativa ressalta a importância de monitorar continuamente os resultados das colheitas, visando identificar padrões consistentes e tomar decisões informadas sobre a seleção de variedades e estratégias de cultivo. Em conclusão, esta análise comparativa oferece informações valiosas para produtores de cana-de-açúcar, fornecendo uma base sólida para melhorar a produtividade e a qualidade do açúcar. A compreensão das tendências temporais e das variações nas métricas é essencial para otimizar as práticas agrícolas e garantir o sucesso sustentável na indústria de produção de cana-de-açúcar.

Referências

Conab – Companhia Nacional de Abastecimento. Acompanhamento da safra brasileira de cana-de-açúcar. v.9 – safra 2022/23, nº3 – terceiro levantamento, dezembro 2022.

Conab - Companhia Nacional de Abastecimento. Produção de-cana-de-açúcar deve crescer na safra 2023-24 estimada em 637 milhões de toneladas. Disponível em: https://www.conab.gov.br/ultimas-noticias. Acesso em 26 de abril de 2023.

FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Editora da USP, 2013.

FREYRE, Gilberto. Casa-grande e senzala. São Paulo: Global Editora, 2006.

Leal, D. (2017). Cana-de-açúcar: variedades para a sustentabilidade. Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/26298154/cana-de-acucar-variedades-para-a-sustentabilidade. Acesso em 2017.

Miranda, G. S., Santos, V. B., Silva, M. R., Santos, G. A., & Almeida, E. C. (2019). Diversidade genética de variedades de cana-de-açúcar para resistência a doenças fúngicas. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental

Sampaio, J. (2019). Variedades de cana-de-açúcar: produção sustentável e rentabilidade. Disponível em: https://www.canalrural.com.br/noticias/agricultura/variedades-de-cana-de-acucar-producao-sustentavel-e-rentabilidade/. Acesso em 2019

SCHWARTZ, Stuart B. A história econômica e social do Brasil colonial. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2011.

Sousa, E. L. (2019). Variedades de cana-de-açúcar: uma fonte de inovação para a indústria sucroenergética. Disponível em: https://www.unica.com.br/noticia/38951739484528479433/variedades-de-cana-de-acucar-uma-fonte-de-inovacao-para-a-industria-sucroenergetica/. Acesso em 2019.

Vicentini, N. M., Colombo, C. A., Mancini, M. C., Melo, B. M. A., & Carrer, H. Cana-de-açúcar como plataforma para produção de etanol celulósico: desafios e perspectivas. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, 2017.

Downloads

Publicado

30-01-2024

Como Citar

OLIVA, Flávio Alberto; JACOMETTI, Sirley. ANÁLISE DE VARIEDADES DE CANA-DE-AÇÚCAR: UM ESTUDO SOBRE A COMPETITIVIDADE. Revista Alomorfia, [S. l.], v. 7, n. 4, p. 800–809, 2024. Disponível em: https://fatecpp.edu.br/alomorfia/index.php/alomorfia/article/view/216. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos