IMPACTO DO MATERIAL DIDÁTICO EM ALUNOS DE MEDICINA EAD DURANTE PANDEMIA

Autores

  • ELIANE VENDRAMINI DE OLIVEIRA Fatec Presidente Prudente https://orcid.org/0000-0001-9652-1385
  • Daiane Aparecida Galera Estudante do curso de Medicina, Centro Universitário de Adamantina – UNIFAI, Adamantina (SP)

Palavras-chave:

Materiais de Ensino; Faculdades de Medicina; COVID-19;

Resumo

A Educação a Distância firma-se ano após ano como opção para a formação educacional, isto solidificou se ainda mais durante a situação pandêmica do covid 19. Entretanto ainda apresenta grandes desafios para as Instituições interessadas em oferecer cursos de qualidade. A resistência dos educandos e dos educadores e a evasão ilustram alguns desses desafios. Para minimizar as causas de evasão, está a adequação de quatro fatores: a organização do curso; a maneira como as informações são apresentadas; a qualidade dos professores e a qualidade dos recursos incluídos no curso como livros, artigos e outros. O objetivo deste artigo é colaborar para que futuros estudos possam identificar a melhor estratégia na produção de material didático impresso e midiático a fim de minimizar a evasão do aluno no curso de medicina quando for necessária sua realização na modalidade a distância. A metodologia proposta inclui uma parte teórica com revisão da literatura relativa ao planejamento, implementação e gestão de cursos, elemento primordial para cursos de qualidade e uma parte teórica com revisão da literatura relativa a produção de material didático impresso e midiático. Espera-se que esta estrutura possa colaborar para que estudos futuros possam identificar até que ponto o material didático impresso e midiático interfere positivamente no aprendizado e na instigação do educando em prosseguir seus estudos.

Referências

ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância. Censo EAD.BR: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil 2011. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012. Disponível em: <http://www.abed.org.br/censoead2013/CENSO_EAD_2013_PORTUGUES.pdf > Acesso em: 20 out. 2021.

ALMEIDA, Onília Cristina S. de. Evasão em cursos a distância: Validação de Instrumentos, Fatores Influenciadores e Cronologia da Desistência. Dissertação de mestrado, Universidade de Brasília, 2007. Disponível em: <http://bdtd.bce.unb.br/tedesimplificado/tde_arquivos/65/TDE-2007-10-26T170707Z-1970/Publico/Dissert_Onilia%20Cristina.pdf> Acesso em: 20 out. 2021.

ALVES, Rubem. Ao professor, com o meu carinho. Campinas: Verus, 4. ed. 2004.

ARANTES, Valéria A. Afetividade e cognição: Rompendo a Dicotomia na Educação. Disponível em: <http://www.hottopos.com/videtur23/valeria.htm> Acesso em: 20 out. 2021

AVERBUG, R. Material didático impresso para educação a distância: tecendo um novo olhar. Colabor@-A Revista Digital da CVA-RICESU, v. 2, n. 5, 2010. Disponível em: <http://pead.ucpel.tche.br/revistas/index.php/colabora/article/viewFile/37/34> Acesso em: 20 out. 2021.

CORRÊA, Michele Antunes. Os materiais didáticos como recursos fundamentais de potencialização da qualidade do ensino e aprendizagem na EAD. Revista E-Tech: Tecnologias para competitividade industrial, Florianópolis, v.6, n.1, p.125-140, 2013. Disponível em: http://revista.ctai.senai.br/index.php/edicao01/issue/archive Acesso em: 20 out. 2021.

CROSBY, P.B. Integração: qualidade e recursos humanos para o ano 2000. São Paulo: Markron/McGraw-hill, 1993.

FAVERO, Rute V. M.; FRANCO, Sergio R. K. Um estudo sobre a permanência e a evasão na Educação a Distância. (2006). Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/renote/article/view/14295>. Acesso em: 20 out. 2021.

FREIRE, Paulo. À sombra desta mangueira. São Paulo: Olho D'Água, 4. ed. 2004.

GARCIA, Nílson. “Materiais didáticos são mediadores entre professor, alunos e o conhecimento.” Entrevista com Tânia Braga Garcia em 14 jun. 2011. Portal do Professor – MEC (Ministério da Educação e Cultura). Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/noticias.html?idEdicao=59&idCategoria=8 Acesso em: 20 out. 2021.

GRIVOT, Jeanine Ramos. Elaboração de material didático impresso para EAD: orientações aos autores. 2009. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2009/CD/trabalhos/1552009214304.pdf. Acesso em: 20 out. 2021.

HORN, Vera. A linguagem do Material Didático Impresso de cursos a distância. (2014). Disponível em: <http://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1032>. Acesso em: 01 jul. 2015.

ISHIKAWA, Kaoru. Controle da Qualidade Total: a maneira japonesa. Rio de Janeiro: Campus, 1993.

LIMA, Artemilson Alves de. Mídias e materiais didáticos na EAD. Governo Federal, Ministério da Educação. Disponível em: http://redeetec.mec.gov.br/images/stories/pdf/eixo_amb_saude_seguranca/tec_seguranca/educ_dist/291012_edu_dist_a05.pdf Acesso em: 20 out. 2021.

MARSHALL JUNIOR., Isnard et al. Gestão da Qualidade. São Paulo: FGV, 2008.

MEC – Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância (2007). Referenciais de qualidade para educação a distância. Brasília: MEC/SEED. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf Acesso em: 06 nov. 2021.

MERCADO, Luis Paulo Leopoldo; FREITAS, Maria Auxiliadora da Silva. Avaliação de materiais didáticos para educação online dos cursos da Universidade Aberta do Brasil. Revista e-Curriculum. São Paulo, n.11, v.02, ago. 2013. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/issue/view/1104 Acesso em: 05 nov. 2021.

MIRANDA, Nonato Assis de; SILVA, Dirceu da. Concepções de estudantes acerca do material didático utilizado na educação a distância. Revista Interciência e Sociedade, impressa, v.1, n.1, 2011. Disponível em: < http://www.fmpfm.edu.br/intercienciaesociedade/colecao/impressa/v1_n1/concepcoes_de_estudantes.pdf> Acesso em: 20 out. 2021.

NUNES, V. B.; NOBRE, I. A. M.; PASSOS, M. L. S. Um modelo de gestão participativa: processos de interação e comunicação da equipe multidisciplinar com foco na melhoria do ensino-aprendizado. Abr. 2013. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2013/cd/39.pdf> Acesso em: 23 jun. 2015.

OLIVEIRA, Alessandro P. de. ; CAVALCANTE, Ilane F.; GONÇALVES, Rousiêne S. O processo de evasão (ou desistência) no curso de Licenciatura em Letras Espanhol ofertado pelo campus EAD-IFRN: causas possíveis. SIED – Simpósio internacional de educação a distância e ENPED – Encontro de pesquisadores em educação a distância, 10 a 22 set. 2012. Disponível em: <http://sistemas3.sead.ufscar.br/ojs/index.php/sied/article/view/236/116>. Acesso em: 01 jul. 2015.

PALADINI, Edson P. Gestão da Qualidade: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2008.

PIAGET, Jean. Estudos sociológicos. Rio de Janeiro: Forense, 1973.

POSSOLI, Gabriela Eyng; CURY Priscila de Quadros. Reflexões sobre a elaboração de materiais didáticos para a educação a distância no Brasil. In: Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, 10, 2009, Curitiba. Disponível em: <http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/2558_1546.pdf> Acesso em: 20 out. 2021.

PRETI, O. Material didático impresso na EaD: experiências e lições apreendidas. Anais do Encontro Nacional de Coordenadores UAB, 2009 Disponível em: <http://www.uab.ufmt.br/uploads/pcientifica/material_didatico_impresso_ead.pdf> Acesso em: 20 out. 2021

SANTOS, Sílvia Souza. A formação do leitor moderno: uma reflexão sobre a leitura virtual. 2011. Webartigos. Disponível em: http://www.webartigos.com/artigos/a-formacao-do-leitor-moderno-uma-reflexao-sobre-a-leitura-virtual/82081/#ixzz2NAozTbQ2. Acesso em: 20 out. 2021.

SERRA, Antonio Roberto Coelho; OLIVEIRA, Fátima Bayma de; SOUZA, Ilka Márcia R. de; MOURÃO, Luciana. A contribuição dos referenciais de qualidade do MEC para a avaliação da gestão dos sistemas de EAD. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2012/anais/254f.pdf

VELLASQUEZ, Fabrícia da Silva; ABREU, Diana dos Santos; BARBOSA, Suelen dos Santos; ALVES, Alexandre Rodrigues; CAPELLO, Cláudia de Cássia; VILLARDI, Raquel Marques. SBPC, jul. 2006. Material didático na ead: sob o olhar do aluno. Disponível em: http://www.sbpcnet.org.br/livro/58ra/SENIOR/RESUMOS/resumo_2901.html Acesso em: 20 out. 2021.

Downloads

Publicado

02-05-2023

Como Citar

VENDRAMINI DE OLIVEIRA, ELIANE; GALERA, Daiane Aparecida. IMPACTO DO MATERIAL DIDÁTICO EM ALUNOS DE MEDICINA EAD DURANTE PANDEMIA. Revista Alomorfia, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 623–640, 2023. Disponível em: https://fatecpp.edu.br/alomorfia/index.php/alomorfia/article/view/178. Acesso em: 19 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos