CURSO BÁSICO DE INGLÊS COMUNICATIVO ON-LINE PARA PROFESSORES DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO DA REGIÃO DE PRESIDENTE PRUDENTE

Palavras-chave:

Inglês; Formação de professores; Curso on-line

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de relatar a experiência do curso de Inglês comunicativo on-line oferecido pelo Centro de Línguas da Fatec Presidente Prudente (CeLF), ligado ao Núcleo de Estudos da Linguagem (NELF), aos professores da Rede Pública Estadual de Ensino da região de Presidente Prudente. O curso em questão foi oferecido de março a junho de 2021, por meio da plataforma Google Meet. Com base na sondagem feita junto aos professores interessados a respeito de seu nível linguístico e expectativas, o cronograma foi proposto e o material foi preparado. O curso enfatizou a oralidade com um design estruturado em dois pilares: as funções comunicativas e os aspectos gramaticais envolvidos nas situações de comunicação. Em posterior pesquisa de satisfação, os professores participantes mostraram-se satisfeitos com os objetivos atingidos. A parceria entre instituições pode ser um caminho interessante para a efetivação de projetos de formação continuada de docentes e traz maior visibilidade à Fatec, facilitando a divulgação de seus cursos e serviços junto aos professores atendidos e, consequentemente a seus alunos.

Referências

ALLWRIGHT, D. Integrating ‘research’ and ‘pedagogy’: appropriate criteria and practical possibilities. IN: EDGE, J.; RICHARDS, K. (Eds.). Teachers develop, teachers research. Oxford: Heinemann, 1993.

KUMARAVADIVELU, B. The post-method: (E)merging strategies for second/foreign

language teaching. TESOL Quarterly, n. 28, p. 27-48, 1994.

LARSEN-FREEMAN, D. Techniques and Principles in Language Teaching. New York: Oxford. 2002.

OLIVEIRA, W. C. D.; GALLARDO, B. C. A Aula de Língua Inglesa na Era do Pós-método: aliando autonomia docente e a tecnologia. In: IV Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa da UFS. 2018. São Cristóvão/SE. Anais eletrônicos.

PRABHU, N. S. (1987). Second language pedagogy. New York: Oxford. 1987.

________ . There is no best method – why? Tesol Quarterly: vol. 24, no 2, p.161-176. 1990.

RICHARDS, J. C.; RODGERS, T. Approaches and methods in language teaching. New York: Cambridge University Press, 2001.

Downloads

Publicado

25-04-2022

Como Citar

CURSO BÁSICO DE INGLÊS COMUNICATIVO ON-LINE PARA PROFESSORES DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO DA REGIÃO DE PRESIDENTE PRUDENTE. Revista Alomorfia, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 462–472, 2022. Disponível em: https://fatecpp.edu.br/alomorfia/index.php/alomorfia/article/view/157. Acesso em: 19 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos