PRODUÇÃO DE TILÁPIA EM TANQUE-REDE

Palavras-chave:

Piscicultura, Produção animal, Tilapicultura

Resumo

Objetiva-se abordar a implantação de um projeto de criação de peixes, provenientes do cultivo em sistemas de tanques-rede da espécie Tilápia do Nilo (Oreochomis Niloticus), linhagem chitralada. A metodologia consistiu na elaboração em pesquisa de natureza quantitativa que foi elaborada com base em material didático, como: livros, revistas, planilhas contábeis, entre outros. A tilápia (Oreochromis spp.) vem ocupando lugar de destaque na piscicultura em tanques-rede por ser uma espécie precoce e apresentar um bom desempenho em sistemas intensivos de produção. A tilápia do Nilo foi introduzida no Brasil pelo Estado do Ceará, através do D.N.O.C.S. (Departamento Nacional de Obras Contra a Seca), em Pentecostes, em 1971, procedente da Costa do Marfim, África. Na natureza, a tilápia do Nilo chega à sua primeira maturação sexual a partir de 20 cm. Já em cativeiro pode atingi-la com quatro a cinco meses, com 10 a 17 cm de comprimento. A produção de tilápias em tanque-redes demonstra ser uma atividade viável. Espera-se que a atividade continue seu desenvolvimento no abastecimento do mercado interno e na promoção do comércio internacional Além disso, o bom planejamento e gestão da atividade são imprescindíveis para o seu sucesso da atividade. 

Referências

ASSOCIAÇÃO de Pescadores do Íco-mandantes; Projeto de Implantação de Tilápia, Petrolândia, 2016.

BALARIN, J. D. & HATTON, J. P. Tilápia: A guide to their biology and culture in África.

University of Stirling, Scotland, 1979.

CASTAGNOLLI, N. Piscicultura de água doce. Jaboticabal: FUNEP, 1992. 189 p.

COLT, J.; MONTOGOMERY, J. M. Aquacultura production system. Journal of Animal Science, n. 69, p. 4183-4192, 1991.

FAO – FOOD AND AGRICULTURE ORGANIZATION. The state of world fisheries and aquaculture: opportunities and challenges. Rome: FAO, 2016. 243 p

GALLI, L. F.; TORLONI, C. E. C. Criação de Peixes. 3 ed. São Paulo: Nobel, 1986. 118p.

Gjedrem, T. Genetic improvement of cold-water fish species. Aquaculture Research, v. 30, p. 25-33, 2000.

LUND, V. X.; FIGUEIRA, M. L. O. A. Criação de tilápias. São Paulo: Livraria Nobel,

63p.

POPMAN, T. J., LOVSHIN, L. L. Worldwide prospects for commercial production of tilapia. Alabama: International Center for Aquaculture and Aquatic Environments, 1996. 23 p. (Research and Development, 41).

PROENÇA, E. C. M.; BITTENCOURT, P. R. L. Manual de piscicultura tropical. Brasília: IBAMA, 1994. 195 p.

VERA-CALDERÓN, L.E.; FERREIRA, A. C. Estudo da economia de escala na piscicultura em tanque-rede, no estado de São Paulo. Informações Econômicas, v. 34, n. 1, p. 7-17, 2004.

VINATÉIA, J. E. Piscicultura tropical. Peces nativos y exóticos. Lima, Perú. Oficina General de Editorial, Imprenta, Universidad Nacional Mayor de San Marcos, 1995.

ZANIBONI FILHO, E. et al. Cultivo de peixes em tanques-rede e impactos ambientais. In: CULTIVO de peixes em tanques-rede: desafios e oportunidades para um desenvolvimento sustentável. Belo Horizonte: EPAMIG, 2005. 104 p.

Downloads

Publicado

10-06-2021

Como Citar

PRODUÇÃO DE TILÁPIA EM TANQUE-REDE. Revista Alomorfia, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 266–273, 2021. Disponível em: https://fatecpp.edu.br/alomorfia/index.php/alomorfia/article/view/110. Acesso em: 13 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos