UTILIZAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO DE CONHECIMENTO EM FÁBRICA DE SOFTWARE: UM ESTUDO DE CASO

Palavras-chave:

Tecnologia da Informação, Conhecimento, Implantação de Software

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo demonstrar como a utilização de técnicas de gestão do conhecimento em uma fábrica de software se relaciona com a satisfação do cliente e vantagem competitiva da organização. Para tal foi desenvolvida uma aplicação de base de conhecimento fundamentada nos requisitos levantados, oriundos de pesquisa bibliográfica e observação do ambiente organizacional da fábrica de software. Foram utilizadas tecnologias Web para seu desenvolvimento incluindo PHP, MySQL, HTML e Javascript. A aplicação desenvolvida buscou cobrir os principais aspectos observados que trariam benefícios para a fábrica de software, incluindo facilidade no acesso a informações, agilidade nas consultas, classificação por relevância, conteúdo agrupado por tópicos, favorecer a discussão dos tópicos relacionados e estimular o feedback. Foi disponibilizado acesso a todos os colaboradores da fábrica de software, com níveis de acesso que permitem personalizar quem possui permissão para inserir, editar ou excluir informações. Entretanto, todos os usuários podem consumir, fornecer feebacks e interagir com os conteúdos disponibilizados na ferramenta. Após seu desenvolvimento a aplicação foi implantada na fábrica de software tendo sido posteriormente avaliada pelos seus colaboradores através de pesquisa contendo 12 questões utilizando a escala de Likert. A pesquisa buscou traçar os paralelos propostos pelo trabalho e relacionar a sua utilização após a implantação com o ganho de produtividade e satisfação dos clientes da fábrica de software.   Os resultados da pesquisa foram favoráveis e conseguiram demonstrar que a implantação de uma base de conhecimento baseada na gestão do conhecimento trouxe benefícios amplos para fábrica de software e seus colaboradores.

 

Referências

DAVENPORT, T.; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

FREIRE, Patrícia de Sá et al. Memória organizacional e seu papel na gestão do conhecimento. Revista de Ciências da Administração, v. 14, n. 33, p. 41-51, 2012.

GRIGOROUDIS, E.; SISKOS, Y. Customer Satisfaction Evaluation. New York: Springer, 1999.

HEREK, Mônica; COLLA, Júlio Ernesto; PIRANI, Sérgio Luiz. Criação do conhecimento por meio do modelo de Nonaka para a pequena empresa: estudo de caso da Empresa Jumoser. Encontro de Estudos Organizacionais, 2008.

LINS, Sérgio. Transferindo conhecimento tácito: uma abordagem construtivista. Editora E-papers, 2003.

LAUDON, Kenneth C.; LAUDON, Jane P. Management information systems. Prentice Hall PTR, 2012.

NONAKA, Ikujiro; TAKEUCHI, Hirotaka. Criação de conhecimento na empresa. Elsevier Brasil, 1997.

NONAKA, Ikujiro; KONNO, Noboru; The Concept of “Ba”: Building a Fuoundation for Knowledge Creation; California Management Review, volume 40, nº3, p. 40 – 54; spring 1998.

NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Gestão do conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2004.

PORTER, Michael E. Estratégia Competitiva: Técnicas para análise de indústrias e da concorrência. Rio de Janeiro: Campos, 1986.

SETZER, V.W. Os Meios Eletrônicos e a Educação: Uma Visão alternativa. São Paulo: Editora Escrituras, Coleção Ensaios Transversais Vol. 10, 2001. Disponível em: https://www.ime.usp.br/~vwsetzer/dado-info.html. Acesso em: 23/11/2020.

STRAUHS, Faimara do Rocio et al. Gestão do conhecimento nas organizações. Curitiba: Aymará Educação, 2012. 128 p. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/2064/1/gestaoconhecimentoorganizacoes.pdf. Acesso em: 22/11/2020.

TURBAN, Efrain; VOLONINO, Linda. Information Technology for Management: Strategic and Operational Performance, 8th Edition. Hoboken: Wiley, 2010.

Downloads

Publicado

10-06-2021

Como Citar

UTILIZAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO DE CONHECIMENTO EM FÁBRICA DE SOFTWARE: UM ESTUDO DE CASO. Revista Alomorfia, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 274–294, 2021. Disponível em: https://fatecpp.edu.br/alomorfia/index.php/alomorfia/article/view/103. Acesso em: 19 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos