Alunos do 3º modulo de ADS participam de oficina de introdução à Ciência de Dados com Python

Por: Alessandra Cipullo | Postado em: 17/11/2021

No dia 06 de novembro, os alunos do 3º módulo do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Fatec, realizaram uma atividade de forma virtual (via Teams), na aula de Estatística Aplicada, ministrada pela Profa. Me. Renata Nagima Imada.

De acordo com Imada, “O objetivo foi realizar uma atividade prática relacionada aos conteúdos da disciplina, de forma a reforçar a sua importância e mostrar um pouco da relação entre estatística e a tecnologia”, destaca a docente.

Na ocasião, a oficina intitulada: “Introdução à Ciência de Dados com Python”, foi realizada pelo egresso do curso, Marcos Reis Ferreira. O egresso que foi professor de habilidades digitais por mais de 10 anos, atualmente é desenvolvedor backend utilizando a linguagem Python, cursando o último ano da licenciatura em matemática.

Ferreira comenta que consome a plataforma de cursos da Alura como se fosse a Netflix, diz que já perdeu a conta de quantos cursos já realizou. “Hoje mais que nunca os dados estão em todos os lugares e a necessidade de profissionais para tratar, manipular e extrair informação destes dados cresce cada dia mais, a ciência de dados une o conhecimento de negócios com estatísticas e linguagem de programação para processar toda essa quantidade de dados disponíveis e transformá-los em conhecimento nas mais diversas áreas. Entre as ferramentas que se destaca está a linguagem Python com sua biblioteca Pandas que permite que grandes datasets de dados sejam manipulados e processados e as informações sejam encontradas”, ressalta o egresso.