Ensino Superior em Prudente e Acessibilidade para todos

Por: Devancyr Souza Dias - Professor Ms da Fatec de Presidente Prudente | Postado em: 15/12/2020

Cada vez mais a carreira, o mundo corporativo e o mercado estão exigindo mais escolaridade das pessoas, profissionais que estão ou não empregados. Escolaridade, educação, capacitação continuada é como se fosse uma nova ordem para encarar a concorrência no mercado profissional. As empresas buscam, querem os melhores.

A Fatec – Faculdade de Tecnologia é uma porta para esse processo de qualificação continuada. Tem 1.350 alunos, matriculados em cinco cursos, que buscam formar profissionais para atuar no empreendedorismo e gestão. Alguns egressos e familiares têm histórias muito interessantes.

Há algum tempo, dentro de uma atividade acadêmica, os alunos do Curso Superior de Tecnologia em Eventos organizaram um encontro das Diretoras e Diretores das Escolas Estaduais que trabalhavam com o ensino médio. O objetivo era apresentar a faculdade, os cursos e as expertises que a instituição disponibiliza para a comunidade, inclusive aos alunos do ensino médio. Capacitar pessoas para atuar e qualificar empresas que atuam no mercado local e regional.

Naquela oportunidade esteve presente a Profª. Marta Primo de Oliveira, então Diretora da Escola Estadual Professor Francisco Pessoa, que, na oportunidade, fez um depoimento muito legal. Após ouvir os professores, foi à frente e contou que seu filho André tinha passado no vestibular de ADS – Análise e Desenvolvimento de Sistema. A professora destacou que estava muito feliz porque enxergou que seu filho estava em boas mãos.

O mundo é redondo, gira, possibilita encontros, reflexões e aprendizados. O André se desenvolveu e se transformou em um profissional requisitado. Aquele rapaz tímido investiu na carreira, atuou como monitor na Fatec para ampliar seus conhecimentos e se preparou para a carreira. Uniu o útil ao agradável e hoje trabalha em uma empresa em Presidente Prudente e é convidado pelo Inova Prudente para dar palestras e ministrar cursos específicos.

A Profª. Marta pôde conhecer melhor a Fatec, quando fez parte da CPA – Comissão Própria de Avaliação, como representante da comunidade externa e, recentemente, foi promovida a Dirigente Regional de Ensino de Presidente Prudente. Essa diretoria concentra 11 municípios com 45 escolas e mais de 20.000 alunos na Rede Estadual de Educação. Agora a Profª. nos conta que outro filho seu, o Filipe, está começando a fazer o Curso de ADS também. Ele, Filipe, já formado em Arquitetura, visualizou uma oportunidade durante a quarentena, prestou vestibular e está fazendo um curso que vai agregar conhecimento e valor em sua carreira.

Essa é uma das histórias que habitaram e habitam os corredores da Fatec. A Profª. Marta e sua família conheceram e aprovaram o Ensino Público de qualidade que é oferecido pela Fatec de Presidente Prudente. Fizeram isso utilizando a rede pública e a família aproveita e faz uma boa economia financeira.

As oportunidades oferecidas pelos cursos da faculdade estão abertas para todas as pessoas que fazem, fizeram Ensino Médio e para aqueles que já se formaram, mas querem qualificar seus currículos.

Conecte-se às exigências mercadológicas. Invista em você.