Egresso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é selecionado em Mestrado na UFSC

Por: Alessandra Cipullo | Postado em: 09/12/2020

Neste semestre, o recém-formado Alan Vinícius de Souza ingressou no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, na cidade de Florianópolis, especificamente, na linha de pesquisa Sistemas Embarcados.

Segundo Souza, desde o começo da graduação na Fatec de Presidente Prudente, seu foco foi a área acadêmica, com objetivo de desenvolver pesquisas, e que, durante a jornada sempre teve o incentivo dos amigos de classe e professores, principalmente do Prof. Me Rodrigo Vilela da Rocha e da Profª. Me Daiane Marcela Piccolo.

Foi durante o desenvolvimento do TCC, um protótipo de automação voltado para o setor agrícola, sob orientação do prof. Rodrigo Vilela da Rocha, que o egresso teve a oportunidade de conhecer a tecnologia em sistemas embarcados, temática que abriu um novo leque de possibilidades para suas pesquisas. Após a conclusão do curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Alan descobriu que havia uma linha de pesquisa em sistemas embarcados na UFSC e, decidiu se inscrever no processo seletivo para mestrado.

Ainda, de acordo com o egresso, sempre estar em busca de novos conhecimentos, participar de eventos de tecnologia, desenvolver artigos relacionados a automação, manter um bom histórico acadêmico foram fundamentais para o ingresso no mestrado.

Segundo Souza “Muitas pessoas ficam com receio de buscar oportunidades fora de suas zonas de conforto, por achar que não conseguirão se adaptar ao novo. Porém digo: “Nunca desista de suas metas, mantenha o foco e logo você terá o prazer de conquistá-las!”.

Para a coordenadora do curso Prof. Dra Elaine Parra Affonso, é um orgulho para a instituição a conquista do aluno e, principalmente, para reforçar que o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, além de preparar os alunos para o mercado de trabalho, também prepara para que estes possam seguir carreira acadêmica.