Cooperativa de Trabalhadores de Produtos Recicláveis recebe alunos da Fatec Prudente

Objetivo da visita foi promover a integração entre a teoria e a prática

Por: Alessandra Cipullo | Postado em: 19/06/2019

Os alunos 5º módulo do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial, 1º e 2º módulo do Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio da Fatec de Presidente Prudente, realizaram no dia 18 de maio, uma visita técnica a COOPERLIX – Cooperativa de Trabalhadores de Produtos Recicláveis de Presidente Prudente.

Acompanhados pela coordenadora do Curso de Gestão Empresarial, Profa. Me. Carolina Martins Fernandes e dos docentes, Prof. Me. Paulo Roberto Iacia e Profa. Me. Renata Nagima Imada, os alunos tiveram a oportunidade de aprimorar sua formação profissional e pessoal nas áreas de gestão de operações, Gestão da qualidade e Certificações, associando os conteúdos trabalhados em sala de aula.

Com o intuito de organizar os catadores do lixão, a coleta seletiva no município de Presidente Prudente se iniciou em 2003 com a fundação da COOPERLIX. O primeiro bairro a ser implantado o serviço foi o Conjunto Habitacional Ana Jacinta e posteriormente foi expandido para outros bairros. Atualmente são 90 cooperados que tem como fonte de renda e sobrevivência a coleta e venda de materiais recicláveis.

De acordo com os docentes, o objetivo da visita foi promover a integração entre a teoria e a prática no que se refere aos conhecimentos adquiridos pelos alunos na instituição, além de propiciar uma visão técnica da futura profissão. A Visita também buscou assegurar aos alunos a vivência do mercado de trabalho, produtos, processos e serviços in loco e a integração entre os mesmos.

Segundo Fernandes, Coordenadora do Curso de Gestão Empresarial, “Conhecer a forma de trabalho dos profissionais em uma Cooperativa de Trabalhadores de Produtos Recicláveis que atende centenas de pessoas diariamente, com certeza é um diferencial na vida profissional dos alunos, unindo a teoria com a observação prática”, afirma.