Alunos do curso de ADS participam de Workshop da competição Master the Mainframe na IBM

Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Por: Alessandra Cipullo | Postado em: 01/11/2019

O Master the Mainframe é uma competição global onde os participantes atuam realizando desafios em um ambiente remoto do sistema operacional da IBM, diretamente em um Mainframe. O intuito da competição é renovar o mercado de trabalho na área de Mainframes, formando profissionais capacitados e dominantes da tecnologia da IBM, visto que o mercado é restrito e com diversas vagas surgindo, isso devido aos profissionais atuais estarem deixando o mercado e ao crescimento da demanda.

Acompanhados da professora Ma. Renata Nagima Imada, os alunos do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Fatec de Presidente Prudente, puderam conhecer um dos maiores centros de tecnologia e serviços no mundo. Também tiveram a oportunidade de participar do Workshop Master the Mainframe da IBM, que foi realizado na sede da empresa em São Paulo e teve como premissa apresentar a IBM e a estrutura da competição em nosso país. Com isso foram expostos dados relacionados ao Brasil na competição, que é um forte representante em número de competidores, estando próximo do primeiro colocado (Estados Unidos).

De acordo com a docente, o evento na IBM Tutóia é realizado para ajudar os alunos das instituições parceiras resolverem os desafios da competição Master the Mainframe. “O workshop serviu como um forte incentivo aos competidores ali presentes, devido à demonstração de como a IBM é uma empresa grande, séria e como a competição traz benefícios aos participantes, tanto em conhecimento quanto em oportunidades profissionais, pois alguns dos representantes ali presentes eram vencedores das edições anteriores da competição”, comenta.

Para o aluno Marcos Geovane José de Jesus, “Foi uma experiência impressionante conhecer o prédio da IBM, como funciona a estrutura deles, o funcionamento do mainframe. Profissionais excelentes que nos deram esperança de trabalhar aqui um dia já que alguns deles são fatecanos”, destaca.

Além do workshop também foi feito um tour pela empresa, que estava fechada, tendo a presença somente dos participantes do evento. Foram mostradas diversas salas, áreas de reunião, salas de mostruário de datacenters e alguns andares da empresa.

Confira as fotos abaixo!