Alunos de Eventos apresentam trabalho sobre Festivais Gastronômicos no Brasil e no exterior, antes e depois da pandemia

Por: Alessandra Cipullo | Postado em: 10/11/2020

A diversidade gastronômica do Brasil tem despertado o interesse dos turistas que visitam o país e experimentam as delícias e sabores típicos de cada localidade. Pensando nisso, a Profa. Esp. Thaiane Ferreira, que ministra a disciplina de alimentos & bebidas, realizou um trabalho sobre Festivais Gastronômicos do Brasil, com os alunos do terceiro módulo do curso de eventos. A turma foi dividida em grupos, e cada grupo pode escolher o tema, podendo ser regional, nacional ou internacional.

De acordo com a docente, a dedicação e empenho dos alunos pode ser vista na apresentação, mesmo sendo aula remota. Alguns grupos se caracterizaram com roupas das nações escolhidas, apresentaram receitas que são servidas no festival e elaboraram as receitas.

Os festivais escolhidos foram, Tirantes/MG, Festa do Café, Cuca e Linguiça de Picada Café/RS, Ferragosto Bronx Little Italy – tradicional festival Italiano com sua edição em NY/EUA, Festa das Nações de Presidente Prudente/SP, Brasil Sabor – festival itinerante que acontece em diversas cidades e Países, Restaurant Week/SP, e para encerrar, o Festival de Morango de uma panificadora de Presidente Prudente.

Os alunos puderam ver o quanto os festivais fomentam o turismo e a economia local, mesmo eles sendo beneficentes. Perceberam que estes festivais são eventos de grande porte onde a gastronomia e a cultura estão ligadas. A tradição, a história, os sabores, as técnicas e as práticas culinárias somadas contribuem para a formação das culturas.

Apesar do momento de pandemia em que vivemos, o setor do turismo, conseguiu se reinventar e manter seus festivais, o que comprova que os eventos digitais online, vieram para ficar mesmo quando se trata de gastronomia.
Eventos híbridos no formato online e presencial, já fazem parte do presente.