Alunos da Fatec Prudente realizam visita técnica na Makrosystems Solutions

Visita possibilitou conversa com profissionais da área

Por: Alessandra Cipullo | Postado em: 25/05/2018

No mês de maio, os alunos da disciplina de Auditoria de Sistemas do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Fatec de Prudente, foram à São Paulo com o objetivo de conhecer o funcionamento e a cultura organizacional de uma empresa. A empresa visitada, Makrosystems Solutions, implementa soluções de segurança, tendo diversas instituições de porte nacional e internacional em sua carteira de clientes.

Segundo a Profª. Dra. Ana Carolina Gracioso, que acompanhou os alunos na visita, esse tipo de atividade possibilita a vivência do dia a dia em uma empresa já que não tratou-se apenas de uma visita técnica na qual os estudantes eram observadores em um roteiro pré-definido, pelo contrário, “os alunos puderam interagir por dois dias inteiros com desenvolvedores, tirando suas dúvidas tanto sobre tecnologia quanto sobre mercado de trabalho”.

Em seu depoimento sobre a visita, o aluno Jefter Allan Alves da Costa, relata entusiasmado “Já se viu em um seriado tipo Mr. Robot? Me senti ao lado do Eliot (claro sem a parte viciada dele), parecia coisa de filme, você pergunta seria possível fazer tal façanha? O (nome não divulgado) simplesmente coçava a cabeça, dava uma risadinha e dizia, sim é só você fazer isso e aquilo que dá certo… What??? Se parar para analisar é isso mesmo, dá sim rsrsrs… O (nome não divulgado) é brilhante, com uma história que faz você pensar eu também consigo, uma inspiração.”

Segundo Renato Santos, que cursa o sexto módulo de ADS, visitar uma empresa que tem em seu quadro de funcionários diversos egressos da Fatec foi motivador. Já o aluno  Rodrigo Daniel Donha, nos relatou que “ficou nítido como o conteúdo ministrado no curso está em conformidade com as exigências do mercado de trabalho”.

Durante a visita, os alunos tiveram ainda a oportunidade de conversar sobre tecnologia e empreendedorismo com Rodolfo Avelino, professor no Insper, coordenador da pós Graduação Cloud Computing da Faculdade Impacta e diretor das empresas MakroTrust e Coletivo Digital. Rodolfo deu dicas preciosas sobre como as empresas na quais ele atua fazem para conquistar e manter seus clientes.

Para fechar a visita com chave de ouro, os alunos foram convidados para jantar em um badalado restaurante paulistano por João Eduardo Vieira, fundador do primeiro laboratório de análise de vírus da América Latina, que deu origem ao AVware (primeiro anti-vírus brasileiro) João contou sobre sua trajetória e seus planos para o futuro.