Faculdade Estadual

Ensino Superior

Secretaria Acadêmica

Conheça a Fatec

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o Centro Paula Souza administra 223 Escolas Técnicas (Etecs) e 73 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais em diversos municípios paulistas. 

As Fatecs atendem mais de 85 mil alunos matriculados em 77 cursos de graduação tecnológica de nível superior, em diversas áreas, como Construção Civil, Mecânica, Informática, Tecnologia da Informação, Turismo, entre outras.

O Centro Paula Souza recebeu essa denominação em 10 de abril de 1971. Hoje se encontra sediado no bairro da Santa Ifigênia em São Paulo, no endereço Rua dos Andradas, 140 CEP 01208-000. 

Missão

Promover a educação pública profissional e tecnológica dentro de referenciais de excelência, visando o desenvolvimento tecnológico, econômico e social do Estado de São Paulo.

Visão

Consolidar-se como referência nacional na formação e capacitação profissional, bem como na gestão educacional, estimulando a produtividade e competitividade da economia paulista.

Valores

  • Valorização e desenvolvimento humano
  • Postura ética e comprometimento
  • Respeito a diversidade e a pluralidade
  • Compromisso com a gestão democrática e transparente
  • Cordialidade nas relações de trabalho
  • Responsabilidade e sustentabilidade
  • Criatividade e inovação

O Centro Paula Souza iniciou suas atividades em 6 de outubro de 1969, mas as primeiras reuniões do Conselho Estadual de Educação para a criação da instituição aconteceram em 1963 quando surgiu a necessidade de formação profissional para acompanhar a expansão industrial paulista. 

A ideia de criar um Centro Estadual voltado para a Educação Tecnológica ganhou consistência quando Roberto Costa de Abreu Sodré assumiu o governo do Estado de São Paulo, em 1967. 

Em outubro de 1969, o governador Abreu Sodré assinou o Decreto-Lei que criou a entidade autárquica destinada a articular, realizar e desenvolver a educação tecnológica nos graus de ensino Médio e Superior.

O Centro Paula Souza iniciou suas atividades em 6 de outubro de 1969, mas as primeiras reuniões do Conselho Estadual de O professor Antônio Francisco de Paula Souza foi o fundador da Escola Politécnica de São Paulo - Poli, hoje integrada à Universidade de São Paulo. 

Engenheiro, político e professor, Paula Souza nasceu em Itu, em 1843. De uma família de estadistas, foi um liberal, tendo lutado pela República e Abolição da Escravatura. Em 1892 elegeu-se deputado estadual, ficando poucos meses no cargo, pois o Marechal Floriano Peixoto convocou-o ao Ministério do Exterior. 

Formado em Engenharia em Carlsruhe, na Alemanha, e em Zurique, na Suíça, foi em toda a sua vida pública um empreendedor e forte oposicionista da centralização do poder político-administrativo da Monarquia. Educador, esteve ligado à Poli por 25 anos. Seu desejo era introduzir no Brasil um ensino técnico voltado para a formação de profissionais preocupados com o trabalho e não apenas com discussões acadêmicas. Seu dinamismo em criar obras é um exemplo dessa preocupação. Criou um conceito novo de ensino, convidou especialistas europeus e americanos para lecionar na Poli, à frente da qual esteve como primeiro diretor, de 24 de novembro de 1894 abril de 1917, quando faleceu, em São Paulo.

A Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente localiza-se no extremo oeste do Estado de São Paulo, na fronteira com os Estados do Paraná e do Mato Grosso do Sul. A região de Presidente Prudente é considerada pólo regional. O município de Presidente Prudente é um dos centros dinâmicos da região, sobre os quais exerce forte influência do ponto de vista do oferecimento de serviços como educação e saúde. 

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE estima que, no ano de 2019, 228.743 pessoas vivam em Presidente Prudente. O censo de 2010 registrou 207.610 pessoas, distribuídas em sua área territorial de 560 km² e densidade demográfica de 368 hab/km². Possui 475 m de altitude e está a 556 km da capital do Estado.

Criada pelo Decreto Nº 51.331 de 5 de dezembro de 2006, a FATEC Presidente Prudente iniciou suas atividades didáticas em 7 de fevereiro de 2007, oferecendo os Cursos Superiores de Tecnologia em Redes de Empresas, Associativismo e Cooperativismo no Agronegócio no período da manhã e Logística para o Agronegócio no período da noite.

No primeiro semestre de 2007, como o prédio para onde seria instalada a FATEC ainda se encontrava em reforma, as atividades escolares tiveram início na Escola Técnica Prof. Dr. Antonio Eufrásio de Toledo em Presidente Prudente, também mantida pelo Centro Paula Souza. No segundo semestre de 2007, a FATEC foi transferida para sua sede própria, onde se encontra até hoje.

A partir do primeiro semestre de 2008, ouvida a comunidade em audiência pública, foi criado o curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, oferecido no período da tarde. A partir do segundo semestre de 2012 foram criados dois novos cursos de nível superior, Tecnologia em Eventos e Tecnologia em Gestão Empresarial, ofertados no período noturno.

Também é de relevância destacar que no segundo semestre de 2012 a FATEC de Presidente Prudente recebeu novas instalações com a construção de um prédio. Atualmente a faculdade oferece os cursos de Agronegócio, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Eventos e Gestão Empresarial e Produção Agropecuária.