(18) 3916-7887

Aluno de Produção Agropecuária desenvolve projeto sobre alimentação alternativa para ruminantes

Aluno de Produção Agropecuária desenvolve projeto sobre alimentação alternativa para ruminantes

Por: Alessandra Cipullo | Postado em: 05/08/2019

Com o objetivo de avaliar a produção de biomassa e de nutriente como fonte de suplementação volumosa para ruminantes, o aluno do curso de Produção Agropecuária da Fatec Prudente, Haroldo Wilson da Silva, está desenvolvendo um projeto dentro da disciplina de Biodinâmica, Manejo e Conservação de Solo, ministrada pelo docente Prof. Especialista Sidnei Favarin.

O projeto consiste em avaliar a produção de biomassa e de nutriente de Gliricídia, que é uma leguminosa arbórea perene de elevada produtividade e possui folhas comestíveis, nativa do México e América Central. A multiplicação da Gliricídia, pode ser feita através de sementes ou por estacas. Entretanto, nesta pesquisa optou-se pela produção de mudas através de sementes. Entre as leguminosas arbóreas forrageiras, esta espécie possui as características bromatológicas ideais e por isso é indicada como um suplemento forrageiro de proteína de alta qualidade nutricional para a alimentação de ruminantes, pelo fato de apresentar 24% de proteína bruta.

De acordo com discente, a princípio foram produzidas as mudas, logo após foi realizado o plantio a campo, e por fim, foi criado um banco de proteína.  Passado a fase de desenvolvimento da pesquisa, pretende-se realizar a avaliação químico-bromatológico (in natura e silagem), e o mesmo reitera que: "Realizaremos diferentes processos de silagem e avaliação de tempos fermentativos diferentes”. 

 

 



Compartilhe nas redes sociais