(18) 3916-7887

Documentos para Matrícula

Documentos para Matrícula

Por: Alessandra Cipullo | Postado em: 23/07/2019

A matrícula dos candidatos convocados para os cursos de graduação das Faculdades de Tecnologia será de responsabilidade do candidato.

Apresentação de uma foto 3X4, recente, e uma cópia acompanhada do original, de cada um dos seguintes documentos:

  1. Certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente;
  2. Histórico escolar completo do ensino médio ou equivalente;
  3. Certidão de nascimento ou casamento;
  4. Carteira de identidade;
  5. Cadastro de pessoa física (CPF);  
  6. Título de eleitor, para brasileiros maiores de 18 anos, com comprovante de votação ou certidão de quitação eleitoral;
  7. Certificado que comprove estar em dia com o serviço militar, para brasileiros do sexo masculino, do dia 1º de janeiro do ano em que o candidato completar 18 (dezoito) anos de idade até 31 de dezembro do ano em que completar 45 (quarenta e cinco) anos de idade.
  8. Todo candidato que utilizou o Sistema de Pontuação Acrescida, pelo item “escolaridade pública”, deverá, obrigatoriamente, apresentar, NO ATO DA MATRÍCULA, histórico escolar OU declaração escolar, em papel timbrado da unidade de ensino, contendo o detalhamento de todas as séries cursadas no ensino médio, EJA ou CEEJA, com o (s) nome (s) da (s) escola (s) pública (s) e detalhamento do sistema de frequência (EAD, presença obrigatória ou flexível e atendimento individualizado).
  9. O histórico escolar OU a declaração escolar somente serão válidos e aceitos pela Faculdade de Tecnologia se contiverem o detalhamento da (s) escola (s) em que o candidato efetivamente estudou todas as séries do ensino médio, EJA ou CEEJA com sistema de frequência (EAD, presença obrigatória ou flexível e atendimento individualizado). ü
  10. No momento da matrícula, o responsável na Faculdade de Tecnologia fará a análise do (s) documento (s) comprobatório (s) apresentado (s) pelo candidato, bem como o (s) reterá na unidade de ensino.
  11. O candidato que utilizar o Sistema de Pontuação Acrescida, pelo item “escolaridade pública”, caso não comprove ter cursado TODAS as séries do ensino médio, EJA ou CEEJA, em instituições públicas, SERÁ IMPEDIDO DE REALIZAR a SUA MATRICULA, conforme consta no Artigo 6º do Decreto Estadual nº 49.602/05: “constatada, a qualquer tempo, a falsidade das informações constantes dos documentos, sujeitar-se-á o infrator às penalidades previstas na legislação civil e penal e terá cancelada sua matrícula junto à respectiva instituição”, não havendo possibilidade de reclassificação.
  12. O candidato que pretenda obter aproveitamento de estudos em disciplina (s) já realizada (s) em outro curso superior deverá apresentar a documentação referente à carga horária, ementa e programa da (s) disciplina (s) cursada (s) e histórico escolar da instituição de ensino superior de origem. OBSERVAÇÕES IMPORTANTES SOBRE A MATRÍCULA
  13. O candidato deverá providenciar, com antecedência, a documentação necessária para a efetivação de sua matrícula, pois a Secretaria da Faculdade de Tecnologia não realizará, em hipótese alguma, a matrícula do candidato convocado cuja documentação estiver incompleta, colocando a respectiva vaga à disposição dos próximos classificados.
  14. É de inteira responsabilidade do candidato convocado para matrícula o comparecimento à Faculdade de Tecnologia em que vai estudar, no horário estabelecido pela mesma e levando todos os documentos necessários;
  15. Se impossibilitado de comparecer para realizar a matrícula, o candidato poderá indicar um representante, portando uma procuração, juntamente com os documentos exigidos. Neste caso, a Faculdade de Tecnologia não se responsabilizará por eventuais erros cometidos no preenchimento do requerimento de matrícula (modelo fornecido pela Secretaria da Fatec).
  16. Não serão aceitos históricos e/ou certificados de nível superior, tampouco carteiras de órgãos de registro de categoria (COREN, CREA etc.) para comprovação da conclusão do ensino médio.
  17. O candidato que tenha realizado estudos equivalentes ao ensino médio, no todo ou em parte, no exterior, deverá apresentar parecer de equivalência de estudos da Secretaria Estadual de Educação.
  18. Os documentos em língua estrangeira deverão estar visados pela autoridade consular brasileira no país de origem e acompanhados da respectiva tradução oficial.
  19. O menor de 18 anos deverá apresentar o documento mencionado no inciso VI do Artigo 20, da Portaria CEETEPS GDS 2566/2019, tão logo esteja de posse do mesmo.
  20. Não serão aceitos, em hipótese alguma, documentos por via postal, por e-mail, via fax ou fora do prazo.
  21. É expressamente vedada a permuta de vagas entre candidatos classificados no Processo Seletivo Vestibular.
  22. O candidato que, dentro do prazo destinado à matrícula, não apresentar a foto e os documentos citados no artigo anterior, não poderá matricular-se na Faculdade de Tecnologia e as notas ou a classificação a ele atribuídas no exame do Processo Seletivo Vestibular, do 2º Semestre de 2019, não terão qualquer valor. Desta forma, o candidato perderá o direito à vaga e não será incluído em quaisquer outras listas que, porventura, sejam divulgadas.
  23. O candidato que utilizar o Sistema de Pontuação Acrescida, pelo item “escolaridade pública”, caso não comprove ter cursado a 1ª, a 2ª e a 3ª série do ensino médio, em instituições públicas existentes no território nacional brasileiro, será impedido de realizar a sua matricula, conforme consta no Artigo 6º do Decreto Estadual nº 49.602/05 “constatada, a qualquer tempo, a falsidade das informações constantes dos documentos, sujeitar-se-á o infrator às penalidades previstas na legislação civil e penal e terá cancelada sua matrícula junto à respectiva instituição”, não havendo possibilidade de reclassificação.


Compartilhe nas redes sociais